quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SERÁ COINCIDÊNCIA???


Há muito tempo eu me pergunto e procuro entender a seguinte questão: Porque no Brasil em ano de Copa do Mundo também é ano de Eleição?. Será coincidência ou apenas um jogo de cartas marcadas e de manipulações políticas. Vocês podem me dizer que no Brasil temos eleições de 2 em 2 anos, mas notem que a eleição que elegem os principais cargos do país como Presidente, Senador, Deputado e Governador é de fato no mesmo ano de Copa do Mundo.

E 2010 está aí, será mais um ano para decidirmos e elegermos os representantes dos interesses da nação, justamente o ano em que tivemos que "engolir" a péssima convocação de Dunga que privilegiou o "comprometimento" ao invés do futebol arte. Nesse mesmo ano em que torcemos por uma seleção cheio de dúvidas, que iam da recuperação do craque maior, o Kaká, até desconfiança total de um tal de Felipe Mello. Mas como está no sangue do brasileiro torcemos, e como torcemos, desde a vitória suada contra a fraca seleção da Coréia do Norte até o jogo das quartas de final com um péssimo segundo tempo que nos tirou da Copa e ressuscitou o time holandês para chegar até a grande final.

Enquanto torcíamos extasiados por nossa seleção, decorando ruas e casas, enchendo avenidas, bares e praças, os partidos políticos iam se organizando, tá certo que desde o ano passado algum deles já tinham decididos por seu representantes nesta eleição, muito embora não houvesse começado ainda as campanhas eleitorais, mas na época de Copa do Mundo é onde as alianças foram feitas, decidindo quem iria apoiar quem, quem iria ficar com tal cargo, quem seria o Vice e etc...

Pra mim fica bem claro que essa relação de Eleição e Copa do Mundo é uma manobra bem articulada de iludir e distanciar ao máximo o conhecimento dos bastidores políticos por parte da população. A Copa do Mundo já passou e o Brasil não conseguiu ser Hexa, então ainda é tempo de parar, refletir e se informar para que possamos fazer a melhor escolha possível. Precisamos escolher um candidato em que confiamos, que tenha um bom plano de governo e principalmente um passado e presente político respaldado pela ética e comprometimento (note que esse comprometimento não é aquele do Dunga) com o povo.

Escrevo esse texto com a intenção de causar algum tipo de dúvida ou apenas um relance de reflexão sobre o assunto, e confesso que essa cobrança também faço a mim mesmo. É preciso que sejamos mais participativos como eleitores e como cidadãos. Precisamos votar, fiscalizar e cobrar dos governantes, e para aqueles que se sentem aptos para tal função (me incluam fora dessa, a não ser que seja o Partido Alto), fazer parte de algum partido político, se for o caso. Mas independente de fazer parte de partido político ou não precisamos nos envolver com os problemas de nossa comunidade e de toda sociedade com o um todo para que o bem coletivo também nos traga um bem individual.

E amanhã temos um bom começo, um debate eleitoral com os candidatos a presidência.
Dia 05/08/10 a partir das 22hs. no Canal Band (13)

P.S Ainda tenho algumas indagações sobre política, mas fica para uma próxima....

Nenhum comentário: