quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DIA NACIONAL DO SAMBA


Hoje, dia 02 de Dezembro é comemorado o dia Nacional do Samba. Sem dúvida o samba é o grande pilar que sustenta a música popular brasileira, tão grande é a sua força e suas diversificações que passeiam por partido alto, samba-canção, samba de breque, etc..


O samba de tão grandioso que é não admite preconceito, como dizia o poeta Vinicius "Se hoje ele é branco na poesia, ele é negro demais no coração". Seu ritmo é tão contagiante que conversa facilmente com outros ritmos como o rock, o forró, o rap e outros mais.


Pra mim o samba e o choro são os maiores ritmos musicais do mundo, mesmo reconhecendo toda a magia e sofisticação do jazz, mas o samba consegue ser simples sem deixar de ser sofisticado, alem de magia, como diz um samba do Quinteto em Branco e Preto, tem beleza, e sem dúvida é um Património da Humanidade.


Nelson Sargento já dizia que o samba agoniza, mas não morre, e ele está ai sempre presente em nossas vidas, pelas ruas, vielas, favelas, bares e quintais. Herdeiro da cultura africana, aqui se instalou e ganhou tempero, ginga, saindo dos morros e citando Cartola ,penetrando até no Municipal.Ta aí o mestre maior Zeca Pagodinho que não me deixa mentir.


E por fim lembrando Candeia, é preciso lutar pelo samba para que não sofra deturpações,sem confundir com inovações,pois quando bem feitas e com boas intenções, são de grande importância para o amadurecimento do ritmo.Enfim não podemos deixar que o samba vire que refem das mídias e seus jabás.


Pra quem é sambista esse dia tem maior relevância, mas sambista que é sambista sabe que o samba deve ser reverenciado todos os dias, de Janeiro a Janeiro. Ser sambista é ver com os olhos do coração/ Ser sambista é crer que existe uma solução/É certeza de ter escolhido o que convém/É se engrandecer e sem menosprezar ninguém/Aconselho a você que seja sambista também".Salve Arlindo Cruz e Sombrinha, inspirados nessa canção.

Salve o samba e todos aqueles que o amam, independente de serem sambistas ou não. Pois como diz Wilson Sucena, ser sambista não é só tocar um instrumento, ou compor uma canção, é ser um cara legal, de bem com todos e com a vida. VIVA O SAMBA!!