sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PAGODE DO SOBRADO: 4 ANOS DE SAMBA E RESISTÊNCIA EM GUARULHOS







O Pagode do Sobrado é mais uma das comunidades de samba em São Paulo que surgiu com a proposta de cantar e enaltecer grandes sambistas do passado e também valorizar e divulgar sambistas e compositores contemporâneos. Tudo começou em 2007 quando o Sr. Alisson e sua família resolveram abrir as portas da sua casa para realizar um samba uma vez por mês no bairro do Jardim Lenize, na cidade de Guarulhos, daí o nome Pagode do Sobrado.
Em 2009 o Pagode do Sobrado gravou um DVD ao Vivo, direto de seu sobrado com a participação do cantor Sall e das comunidades: Pagode do Cafofo, Samba da Toca, Samba da Tenda, Samba dos Amigos, Maria Cursi, Samba da Laje, Samba da Ponte, Canto Pra Velha Guarda e Samba Autêntico.


Além da alegria e descontração o Pagode do Sobrado caracteriza-se pela realização de um trabalho social junto a sua comunidade, solicitando aos visitantes do samba um kg de alimento não perecível como entrada.

A roda de samba do Pagode do Sobrado acontece no 2º Domingo do mês, a partir das 16hs, e fica localizado na Av. Sítio Novo, 118 - Jd. Lenize - Guarulhos/SP.
Nesse mês de aniversário comemorando os seus 4 anos de existência, o samba acontecerá no 3ºDomingo do mês, no dia 16/01/2011, a partir das 15hs, com a participação de vários convidados.
Em agosto do ano passado, tive o prazer de conhecer o terreiro dessa rapaziada, o convite veio de mais um novo amigo do samba, o Sr. Alisson (um dos responsáveis dessa comunidade). Na ocasião participei do 2º Encontro de Compositores do Pagode do Sobrado, que abriu espaço para vários compositores mostrarem seus sambas, valorizando sambistas do povo, numa prova de resistência e luta contra a mídia manipuladora que deturpa e restringe espaço para verdadeiras manifestações culturais.


O PODER EM MÃOS FEMININAS


Não podemos dizer que a presidenta (é assim que a mulher quer ser chamada) Dilma irá fazer um bom governo durante o seu mandato, mas a sua chegada na presidência do país é sem dúvida um fato político e histórico que ficará marcado na história do Brasil.

Confesso que não conheço a trajetória política de Dilma, mas acredito que ela deva ter competências administrativas e políticas para ocupar o cargo. Mas é nítido que a sua vitória ocorreu devido a grande popularidade do seu antecessor, o ex-presidente Lula, que em 2002 também entrou para história do nosso país, ao se eleger presidente, e que o tempo se encarregará de torná-lo um grande estadista assim como foi Getúlio Vargas e Jucelino Kubichek.

Enfim o que eu quero dizer é que num país onde a mulher não podia exercer o seu direito de voto, não podia trabalhar, e quando pode, mesmo com habilidades e capacidades semelhantes ao homem, foi sempre posta em segundo plano, com olhar de desconfiança e inferiorizada em condições salariais. A chegada de Dilma à presidência, servirá para dar visibilidade a capacidade e competência da mulher brasileira.

Se liga aí rapaziada, elas estão vindo com força total!

ANO NOVO....VELHAS NOTÍCIAS

É enchente que mata gente
é o morro que desaba
é o barraco que vem abaixo
na violência das águas.
Ruas e rios se misturam
no trânsito, stress e correria
a mãe natureza clama
por parte do homem zelo
e dos governantes melhoria.
É choro, desespero, angústia, indignação
são bens, sonhos e vidas que se vão.
Mesmo em Janeiro
me preocupa o Fevereiro
em saber...
Se as águas de Março
é que fecham o verão?.
(Anderson Alves)