quarta-feira, 12 de novembro de 2008

UMA ESPERANÇA DE MUDANÇA: OBAMA


Há dias que queria escrever sobre o assunto mais comentado e talvez de maior importância nas diretrizes que o mundo caminhará a partir de 2009. Mas a falta de tempo, as correrias (boas é claro), problemas de saúde na família, trabalhos da "facu" e o bendito teclado que tive que trocar, não me deixaram comentar sobre a vitória de OBAMA nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Vi muita reportagem sobre o assunto, li alguns artigos (inclusive recomendo os artigos do Nei Lopes e do Claudio Jorge, que estão na minha lista de blogs favoritos) e a popularidade, o carisma e um desejo e esperança de que as coisas irão mudar com OBAMA, estavam presentes em todas essas notícias que vi.

O fato de um negro assumir o posto de maior importância, comandar a nação mais poderosa do mundo, que dita as regras do jogo, me deixou muito contente. Mas é exatamente pelo fato de ser negro que a coisa ganhou tal dimensão, sem querer despretigiar OBAMA que tem suas qualidades e méritos pra chegar onde chegou. Talvez se OBAMA fosse branco toda essa emoção, sentimento de esperança não aconteceria.

Também não posso deixar de citar a ótima crônica que vi de Arnaldo Jabor no Jornal da Globo, onde ele diz que OBAMA terá que limpar os 8 anos de mandato de BUSCH, o que cá pra nós, missão nada fácil. Mas quem disse que ser presidente dos E.U.A é algo fácil. E logo após ser eleito OBAMA ganha de presente cobranças sobre medidas para diminuir a crise financeira dos E.U.A e do mundo.

Como disse Claudio Jorge, num país que tantos negros lutaram contra a desigualde, entre eles Malcon-X e Martin Luther King, eis que chega OBAMA assumindo o posto de maior poder no país para dar voz, como ele dizem lá na parte de cima da América, aos afro-descendentes.

Também não poderia deixar de citar que OBAMA é filho de um Queniano , o que o torna um descendente legítimo de um país africano, continente onde impera a miséria e pobreza. E que seu nome BARACK HUSSEIN OBAMA, nos soa como um nome daqueles compatriotas de BIN LADEN, ou seja um nome ligado ao islamismo. Com certeza o dedo de DEUS está nessa história,com uma certa dose de ironia, mas nos ensinando que o mundo é um só, não importando a cor da pele , raça, religião e etc....