terça-feira, 14 de abril de 2009

UMA VEZ POR MÊS TEM SAMBA DO MÊS


É mais uma dica cultural que venho dividir com vocês. No domingo que passou, dia 12/04, estive conhecendo a comunidade Samba do Mês, localizada no Jd. Ipanema, na Zona Leste de São Paulo. Fui convidado por um dos organizadores desse movimento, meu amigo Ricardinho, e como não poderia deixar de ser, estava acompanhado dos meus amigos e poetas do samba, Dodô e Peterson Lima, e do mais novo amigo de boemia e copo: o Pixote (tenho que escrever sobre esse cara).

Lá o samba rola do jeito que vagabundo gosta, na calçada,no gogó, sem frescura, tendo como paisagem a favela e sua visão periférica. Além de mulheres bonitas e um clima de amizade e descontração.
Como diz a letra de um samba dessa rapaziada, SAMBA DO MÊS LÁ: É ONDE TODO MUNDO SE CONHECE E A HUMILDADE PREVALECE. E prevalece mesmo, pois eu pude presenciar uma hora em que a roda estava sendo realizado por integrantes convidados de outras comunidades. Tinha malandro da Maria Cursi, do Cafofo, do Canto pra Velha Guarda, da Tenda e muitos outros. Uma verdadeira sala de recepção(relembrando Cartola ao falar da Mangueira).
É disso que o samba precisa, e no que eu puder fazer, estarei sempre às ordens pra ajudar essas pessoas que enobrecem o nosso samba. E como de costume, mais uma vez eu e meu parceiros pudemos mostrar sambas nossos. O pessoal vai dando espaço e nós vamos chegando, devagar, bem no miudinho.

A comunidade Samba do Mês é localizada na rua "Quinta da magnólia nº653 Jardim Ipanema ,zona leste -Saõ Paulo SP" ( casa do Pico)Fica atrás do Wal- Mart (shopping Aricanduva), próximo ao auto posto BR. Nossos encontros são sempre no segundo domingo do mês, a partir das 15:00 horas.

P.S. 1 -Tem um malandro que tá chegando, cantando seu sambas também. e que eu tive o prazer de conhece-lo lá na Maria Cursi e agora revê-lo no Samba do Mês.É o Roberto lá do Jd. Rodolfo Pirani, malandro bom de caneta.

P.S 2 -E pra finalizar a noite de boemia, nosso amigo Pixote nos convidou pra ir no seu bar tomar aquelas "saideiras" ao som psicodérico de Roberto Carlos, Fagner (cantando as Rosas Não Falam do Cartola), Zé Ramalho e bom partido do Bezerra da Silva. Áí na Segunda-Feira já sabe né, é daquele jeito....
P.S 3 - Tudo isso aconteceu no dia do clássico entre Corinthians x São Paulo. E assisti o segundo tempo lá do samba, com uma TV de 20"(ou como me disse o Brão, de um telão). E o Timão venceu de virada e nos acréscimos, haja coração!!!