terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A EMOÇÃO FOI GERAL.....


Quando o samba pesar na balança, sai de baixo que é muita emoção. E emoção com certeza é uma das palavras que representa Wilson Moreira. Digo isso porque mais uma vez fui agraciado por vê-lo mais uma vez em ação, ou melhor dizendo, cantando, contando e encantando sobre o samba.

Tarde de sábado, o Sol aquecendo nossas mentes, uma boa pedida pra tomar uma gelada e num clima descontraído, bem pé no chão, chega a rapaziada do Samba do Olaria cumprimentando a todos e se preparando para armar aquele samba esperto e malandreado que já é de praxe nas tardes de sábado da Vila Alpina. O samba começa, só com brasas do nosso cancioneiro. E passando mais ou menos uma hora e meia de samba, eis que chega o Mestre com toda a sua simplicidade, cumprimentando e agradecendo a presença de todos presentes.


E assim Wison Moreira nos conta histórias como: a de quando foi apresentado ao parceiro Nei Lopes, por intermédio de Delcio Carvalho, que ao apresentá-lo ao Nei disse; "Vou te apresentar um cara que põe melodia até em bula de remédio". E põe mesmo, pois as melodias de Wilson Moreira são únicas, belas e viajam no tempo e compasso e das canções.

O mestre também relembrou seu primeiro samba gravado, no qual confesso não lembrar o nome e nem sua interprete. Também nos contou do sucesso feito com os sambas Meu Apelo, que acabou originando em nome de um grupo musical, e de Mel, Mamão com Açúcar, no qual ele diz não ter gostado da primeira gravação. Nos contou ainda, sua passagem por São Paulo e sua amizade admiração pelo o sambista Geraldo Filme, e também de como se deu o convite e sua participação, no antológico disco Partido em Cinco, idealizado por Candeia.


E a tarde seguia assim, com os sambas do mestre apenas complementando suas belas histórias. E a rapaziada do Samba do Olaria quando requisitada pelo mestre estava sempre a postos, deixando o mestre bem a vontade para mostrar a sua arte.
Com toda emoção vivenciada nesse dia, lembrei da primeira vez que vi o mestre Wilson Moreira no extinto Morro das Pedras,um grande terreiro de samba que houve em São Mateus. É.... faz tempo e eu to ficando velho....rsrs.... Na ocasião lembro que fiz um samba em homenagem ao mestre juntamente com meu parceiro Adriano,malandro de samba, lá das quebradas do Jd. Sto. André, fundão de São Mateus. Vou ver se lembro essa letra inteira e consigo postá-la aqui no blog, só sei que começava assim:

"Eu vi.....Wilson Moreira no Morro das Pedras
Senti....alegria dos versos daquele poeta
O povo cantava com alegria
Era domingo me lembro daquele dia..."