segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A CONSCIÊNCIA É NEGRA!!!



Em meio as correrias do dia-dia e um pouco de desleixo da minha parte, mas uma vez venho postar um texto neste blog, no qual vinha pensando vários dias e nada....nada de escrever, nada de botar em práticas as ideias. Apenas pensamentos soltos vagando na minha mente.


Já fazem quatro dias que comemoramos o Dia da Consciência Negra aqui no Brasil e só agora me atrevo a escrever algo sobre o assunto.


Bom pra começar tal assunto que considero de suma importância, vale ressaltar que bem na semana de comemoração da Consciência Negra, tivemos um fato de racismo lamentável, ou melhor dizendo, atos que ultrapassam os limites de racismo e passam para o ato desrespeito com o ser humano, com a perca de valores e amor ao próximo.O fato em questão foi incidente ocorrido com o sambista Dudu Nobre e sua família no avião da American Airlines, agredidos com atos hostis de racismo por um comissário. O fato teve grande repercussão, tanto que até o Fantástico fez uma matéria especial sobre o caso.


É lamentável que em véspera as datas de comemoração do 20 de Novembro, relembrando o nome de Zumbi (um dos grandes e verdadeiros heróis brasileiros) temos fatos como estes.Isso só só vem confirmar que depois de tantos anos a "Abolição da Escravatura", "libertou "os escravos (porém colocando -o as margens da sociedade) mas ainda escraviza a sociedade a conviver com atitudes como o racismo e o preconceito.


Sendo o Dudu Nobre e sua esposa Adriana Bombom pessoas da mídia, o fato ganha repercussão e defesa de causa por parte de muitas pessoas. Mas quantas pessoas, "negro-drama"(lembrando os Racionais), afro-descendentes, sofrem racismo e discriminação todo dia no Brasil e não tem ao seu alcance um poder de mídia para dar voz a sua indignação e revolta?. Sem contar o preconceito e repressão policial. Aí lembro um samba do Quinteto em Branco e Preto: "Mão na cabeça/Se correr leva no peito/O negro na favela/É sempre um elemento suspeito".


Isso me fez lembrar de um professor da minha faculdade, que diz o seguinte: "Esse negócio de feriado, de consciência negra, é besteira. Consciência não tem cor". E de fato há "meias verdades" nesse questionamento. Pra que feriado? e consciência não tem cor mesmo. Só que penso o seguinte,e rebato esses questionamentos com mais questionamentos, se Zumbi não merece um feriado, então porque Tiradentes merece?.Porque era branco?.Se consciência não tem cor. Porque vemos poucos negros ocupando cargos de destaque? Poucos negros na faculdade?, e por aí vai. É preciso que essa classe excluída e injustiçada, de pele escura (quem disse que não tem cor) ganhe espaço, ganhe voz, ganhe respeito.


Mas é preciso comemorar sim, impor respeito diante tal situação, cobrar a dívida histórica que o país tem com o povo negro , que muito ajudou a construí-lo, porém com nenhum ou muito pouco reconhecimento. Nem vou citar os comentários do tipo "Consciência Negra? isso é racismo ao oposto". Mesmo respeitando as diversas opiniões, como respeito, me parece piada tal comentário (que respeitem também a minha opinião).


E lembrando um samba do Jorge Aragão, não devemos subir nos elevadores de serviço da vida, só porque nos dizem que os elevadores sociais tem dono.


Puxa!!pra quem não sabia o que escrever, acho que me empolguei....


Lembrando Candeia é preciso dizer "Negro não humilhe e nem se humilhe a ninguém, pois todas as raças já foram escravas também". E lembrando um samba do Nei Lopes, falando de Zumbi: "Ciente de que nenhum negro ia ser rei enquanto houvesse uma senzala/Ao invés de receber a liberdade Zumbi preferiu conquistá-la".


Salve Zumbi!!! Valeu , Zumbi um grito forte nos palmares.... (do saudoso Luiz Carlos da Vila).




"Só chegaremos a igualdade, quando respeitarmos as diferenças"