terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SAMBAS E PARCERIAS: PETERSON LIMA

A partir de agora começo a postar aqui no blog a série Sambas e Parcerias, mostrando sambas meus em parcerias, apresentando o compositor, histórias de amizade e o processo de criação. E dando início a essa série meu grande amigo e parceiro mais constante: Peterson Lima
Lá se vão uns 8 anos, se não me falha a memória, que conheci meu parceiro e amigo pra todas as horas, Peterson Lima. Na época o conheci como Rone (apelido dos tempos de infância), e assim ele assinava seus sambas e as nossas primeiras parcerias.

Minha amizade com esse malandro é coisa que vai além da minha compreensão, tenho pra mim que seja algo do além, um encontro marcado de outras vidas ou mesmo uma carta marcada nas jogatinas do destino. Nos conhecemos numa disputa de samba enredo para escola Unidos de São Lucas, nossa primeira parceria, convite que veio através de amigos nossos em comum do mundo do samba. Daí em diante os papos e interesses musicais foram ganhando afinidades, eis que pra minha surpresa o Peterson confessa que já tinha me visto num projeto de samba do qual fazia parte na época cantando alguns sambas meus.
E dessa amizade resolvo lhe mandar uma primeira, sem compromisso, só pra reforçar o elo, mas não tarda a chegar (menos de uma semana) e recebo um telefonema do malandro dizendo que tinha terminado o samba. Marcamos de nos encontrar e ouço 3 versos malandreados, canetados para concluir a primeira que tinha lhe mandado, nascendo assim nosso primeiro samba (sem ser samba enredo) intitulado "Aquela Morena". Com esse samba disputamos um festival de samba inéditos no qual tiramos o 5º lugar.

Na lembrança vem também a memória dos tempos difíceis de quando desempregados, íamos para os sambas e aulas de cavaquinho/violão com um trocadinho no bolso, no qual tínhamos de escolher entre a passagem do ônibus e a pinga com limão do bar, e não tenham dúvidas que optávamos pela segunda opção.

Por considerar esse malandro um irmão pra mim, me vem a lembrança também do velho Antenor (pai do Peterson e falecido o ano passado) , também conhecido popularmente nas quebradas do Jd. Iva e adjacências como "Corinthiano". Seu Antenor, que sempre me recebeu de braços abertos e da melhor maneira possível em sua modesta casa, ouvindo e cantando nossos sambas, dizia que eu era o irmão que ele não tinha dado ao filho dele...saudades......

Todos esses anos de amizade nos reservaram momentos de muitas felicidades, bebedeiras, boemias e grandes amizades. Tive até a honra de ser seu padrinho de casamento, participando assim de um momento muito importante em sua vida.

Os sambas foram saindo cada qual ao seu tempo, com os aperfeiçoamentos que a nossa vivência e aprendizado de nossas andanças nos deram. Podemos dizer que temos uma boa sintonia para compor, sabendo o que falta para completar a idéia do outro. É tanto entrosamento que ele é o único parceiro entre outros que tenho, que consigo fazer um samba na hora, juntos.


Peterson Lima é um malandro pedra noventa, que não esfarela, de um bom coração e de jeito cativante, que traz a humildade no peito, no modo de agir e no tratamento com as pessoas, sem distinção, falsidade e sentimentos banais. É a melhor definição que se pode ter para a palavra amigo.

Além disso é craque no futebol, desfilando sua canhotinha por vários campos de várzea da cidade.Corinthiano, fiel e apaixonado (herança de berço).

Seu jeito de compor bebe da fonte dos grandes mestres, repleto de poesia suburbana, num linguajar periférico que não despensa poesia, lirismo e sentimento. Suas letras e melodias tem como herança as canções do passado que ouvira no radinho AM de seu pai. E delas filtra o que há de melhor dentro do peito, recriando sambas do qual tenho orgulho de ouvir e também de ser parceiro.

É artista (entende-se por quem faz Arte) de pé no chão, tendo a ruas e os butiquins como palco e as estrelas e a Lua como holofotes.

Deixo postado aqui dois sambas meus em parceria com Peterson Lima, gravados em sua voz no cd Encontro de Compositores da Unidos de São Lucas.

APRENDIZ (Anderson Alves - Peterson Lima)








Nada de sofrimento
Custei a encontrar a paz
Minha vida agora é só divertimento
Adversidade nunca mais

O despetalar das rosas
Não entristeceu o meu jardim
Há quem muito sofreu de paixão
Deixa condição de aprendiz
Se aquece onde o Sol brilha mais
Conhece o caminho pra ser feliz

A MORADIA MAIS BONITA (Anderson Alves - Peterson Lima)








No meu barraco vivo tão feliz
Precisa ver que beleza
Bem localizado
Arquitetura moderna
Em harmonia com a natureza

Passarinhos na antena
Deixam a TV mais legal
Borboletas brincando
Alegram as roupas no varal
Belas flores no jardim
Pra enfeitar o meu amor
E o vento a soprar melodias
Sempre me inspira a compor

Dois de frente, três de fundo
E o quintal é uma viela
Tem uma vista maneira
Emoldurada na janela
Lá o arco-íris pra mim
Se faz um laço de fita
Para enfeitar meu barraco
A moradia mais bonita

Nenhum comentário: