domingo, 26 de abril de 2009

QUINTETO EM BRANCO E PRETO: O FINO DO BOM SAMBA!!!


Sexta-Feira passada (24/04) fui até São Bernardo do Campo - SP, mas precisamente no Teatro Cacilda Becker, assistir à um show do grupo Quinteto em Branco e Preto. Que noite maravilhosa!!

A distribuição dos ingressos estava marcada para as 19hs (1 hora antes do show), mas desde às 18hs, horário que chegou o meu camarada Miguel para pegar os ingressos, a fila já estava grande. Mas com um bom papo e ajuda da rapaziada na fila, meu camarada conseguiu garantir 3 (três) ingressos para que nós assistíssemos o show até a minha chegada ao teatro.

E quando o relógio marcava 20hs, abriram-se as cortinas do palco e começou o show. O cinco integrantes do grupo, Éverson Pessoa (violão), Maurílio Oliveira (cavaquinho), Magnú Sousa (pandeiro), Ivison Casca (repique de mão),Vitor Pessoa (Surdo), estavam acompanhados apenas do baterista Chocolate, reproduzindo a mesma forma e estética do seu último cd "Patrimônio da Humanidade".

Fazia tempo que não via uma apresentação dessa rapaziada, do qual sou fã, e fiquei muito feliz ao ver o crescimento e qualidade no trabalho deles, tratando o samba com o devido respeito que ele merece. Isso se deve a grande qualidade individual dos meninos, que são grandes músicos, compositores e cantores. E a soma desses valores individuais é o que resulta a força e o sucesso do Quinteto em Branco e Preto.

Baseado no repertório do último cd que contém músicas dos integrantes do grupo, incluindo as parcerias com baluartes do samba como Nei Lopes e Zé Luiz do Império Serrano, o show ainda teve uma homenagem ao compositor Cartola e participação do coro feminino das meninas de Florianópolis, do grupo Novos Bambas, num trabalho vocal muito bonito, relembrando sambas antológicos.

Como já mencionei no começo do texto, foi uma noite maravilhosa. Depois de uma hora meia de show, é chegado a hora de partir, ao som de Xequeré (parceria dos irmãos Magnu e Maurílio com Nei Lopes) com a plateia toda de pé e muita gente sambando, isso mesmo, sambando entre os vãos da plateia do teatro Cacilda Becker. E pedindo bis é claro.

Como muita gente ficou de fora, o grupo fez uma apresentação extra. E ao sair do teatro pude conferir que a outra seção também ficaria lotada, devido ao grande número de gente na fila.

De São Bernardo eu e meus camaradas Miguel e Peterson Lima, fomos beber num butequim lá em São Matheus. Que noite maravilhosa!!!