sábado, 27 de março de 2010

UM TERREIRO DE SAMBA EM MAUÁ - SP


No ano passado tive a oportunidade de presenciar um pessoal que faz samba com amor, respeito e muita alegria. Estou falando do pessoal do "Samba de Terreiro de Mauá", mais um importante movimento de samba que engrandece a nossa Terra da Garoa.

O trabalho da rapaziada é focado no samba de terreiro, especialmente de grandes sambistas e compositores cariocas, com uma levada malandreada, bem pé no chão, tudo no gogó, como se fazia antigamente.

Presenciei esse lindo trabalho, num projeto realizado pela Secretaria de Cultura de Santo André, na Casa da Palavra (importante reduto cultural da cidade) intitulado "Eu sou o Samba. Vocês me conhecem?". E pra abrilhantar aquela noite, o pessoal do Samba de Terreiro de Mauá teve como convidado a belíssima participação de Jorginho do Império, numa homenagem ao centenário de seu pai, o grande Mano Décio da Viola. Jorginho com seu timbre único, nos presenteou com belos sambas do Império Serrano, se emocionando e emocionando à todos presentes. Também nos contou histórias curiosas como aquela em que Mano Décio, magoado com o Império, passou algum tempo integrando a ala de compositores da Portela, mas depois de feitas as pazes, voltou para os braços da sua escola amada. E também nos contou muitas outras histórias deliciosas.


Jorginho do Império também ressaltou o trabalho dessa rapaziada, agradecendo e parabenizando-os pela homenagem à Mano Décio, e pelo resgate e preservação a memória do samba, tanto que nos contou que confiou ao pessoal do Terreiro, objetos e quadros de seu pai, justamente por confiar e apoiar o trabalho dessa rapaziada.

Neste domingo(28/03) o samba de Terreiro de Mauá estará se reunindo na sua sede(que eu preciso, e irei conhecer o mais breve possível), numa homenagem as mulheres, ou como eles mesmo dizem, as Cinderelas do Morro. Vale ressaltar que a mulherada nesse Terreiro tem grande participação, cantando, tocando e encantando ainda mais o samba.
O samba irá acontecer no Bar do Buiú - Rua San Juan, 121- Pq das Américas - Mauá (próximo a Estação de Trem de Guapituba)- à partir das 15:00hs - Entrada Franca!!!!

Se o Jorginho do Império, aprovou essa rapaziada eu também assino em baixo.Como eu disse anteriormente, garantia de bom samba pra quem ainda não conhece.




Um comentário:

Edinho disse...

Obrigado Anderson!!
Apareça em nossas rodas quando tiver uma brecha.
Um grande abraço e Salve o SAMBA